10 de nov. de 2008

Música nas aulas de História

Prof. Sérgio Dente

Já faz um bom tempo que trabalho com música em sala de aula. É necessário frisar que a música relata uma história romanceada e através dela podemos fazer com que os nossos alunos se motivem mais para o estudo da História.
No início eu trabalhava com a música utilizando-a como elemento secundário, em outras palavras, a música era analisada e discutida após a leitura de um texto ou uma aula expositiva sobre um tema histórico. Com o passar do tempo percebi que essa estratégia poderia ser usada como forma de produção de conhecimento histórico e assim passei a trabalhar com a letra da música antes de apresentar os temas.
O material é imenso e podemos analisar os acontecimentos históricos dando a música antes da apresentação dos temas. Toda os ritmos podem ser trabalhados e toda música é histórica.
Tive essa experiência em uma turma de 8ª série analisando a Ditadura Militar Brasileira de 1964. Em princípio contextualizamos todo o período mostrando a época, os costumes e a situação política e econômica .
Partindo dessa contextualização os alunos já faziam uma idéia geral de como era o Brasil no início da década de sessenta. Após essa etapa eu entrava com todas as músicas numa ordem cronólogica. Ex: Alegria, Alegria de Caetano Veloso provocou muitas discussões, principalmente sobre os costumes e preconceitos do Brasil naqueles anos. Depois ia trabalhando com as demais canções até concluir o tema com a realização da campanha das Diretas-Já em 1984.
O meu esboço de projeto foi trabalhado com música e história oral. Os alunos recolheram depoimentos de pessoas que viveram no período acerca da situação econômica, política, social e cultural. Tais relatos partiam das mais diversas esferas da comunidade em que eles moravam. As entrevistas eram dadas por professores, trabalhadores, donas de casas, artistas, religiosos, políticos , sindicalistas e militares.
Um momento em que eu jamais esquecerei dessa experiência foi quando a sala ouviu a música Caminhando de Geraldo Vandre e uma aluna no fundo da sala perguntou: Professor por que essa música é tão triste se algumas das pessoas que entrevistei falaram muito bem daquela época? Surgiu, assim a oportunidade de discutir o "milagre econômico"da década de setenta. Todos os colegas sabem que no "milagre econômico", apenas as grandes capitais foram beneficiadas, esquecendo-se totalmente do Nordeste e das demais áreas rurais do Brasil. As entrevistas coletadas por essa aluna era na maioria de pessoas que viviam nas grandes capitais quando do surgimento da ditadura militar.
Em outros momentos trabalhei com letras de músicas que constituiam a história. Ex: Asa Branca de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, mostrando o desencanto do homem nordestino durante a seca. Em seguida continuava com a música Sampa de Caetano Veloso destacando a chegada do migrante a São Paulo. Continuando ainda complementava com "Cidadão" de Zé Geraldo, música forte que aborda o preconceito e a discriminação dos nordestinos nas grandes cidades.
Acho necessário também que o professor tenha algum conhecimento de técnicas musicais como saber o que é uma partitura musical, uma nota e etc. Porque se ficarmos apenas na análise da letra o nosso trabalho fica muito restrito.
A experiência foi enriquecedora e fiquei motivado a dar vôos mais altos trabalhando com músicas de um nível mais erudito. Por enquanto estou fazendo algumas experiências tentando estabelecer algumas idéias.
A questão iconográfica também é um bom mecanismo para se trabalhar com interpretações de músicas. Os alunos expressam o entendimento da música através de desenhos.
As músicas devem ser escolhidas de acordo com a classe social dos alunos. Aquí em Diadema na cidade onde moro trabalho muito com rap como Racionais MC, Consciência Humana e outros. Acho que a música é uma importante estratégia para motivar os alunos em sala de aula.
Em nível de promover uma aula mais interessante e descontráida acho que atingi o objetivo. Essa foi a minha experiência.
Atualmente estou me dedicando ao uso da televisão em sala de aula. Mas aí será outra experiência. Qualquer contribuição dos colegas para enriquecer mais ainda o trabalho com música será muito bem recebida.
Um abraço a todos e contínuo acreditando que a chave da porta que irá liberta o ser humano será a educação.

Fonte:http://www.eduk.com.br/?q=node/115

12 comentários:

  1. Caro colega,

    Experimenta trabalhar músicas do cantor de reggae baiano Edson Gomes, é fascinante o olhar do compositor com a atual situação social e econômica dos afrodescendentes. Em algumas canções como: História do Brasil, faz um resgate seco e direto da chegada do africano em nosso país e suas relações com a atualidade.

    Abraço, parabéns pelo trabalho.

    Hállyson Brenno

    ResponderExcluir
  2. Caro colega professor, tbm trabalho com música em sala de aula e realmente é bastante enriquecedor, porém tenho experiências não apenas com TV, mas tbm com a construção de slids e de site. Tudo isso organizado por alunos do Ensino Médio. como vc pediu outras experiências, posso afirmar que esta tbm é bastante válida. parabenizou-o por tal façanha, e gratificante saber que nós odemos mudar a história do Ensino.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde colega.
    Futuramente precisarei de conteúdos.
    necessito o seu msn para melhor contato contigo
    agrinaldo2009@hotmail.com
    este é o meu me add por favor
    caso tenha
    Atenciosamente,
    Agrinaldo Waldemar
    Companheiro

    ResponderExcluir
  4. Denny Neves15/12/11 1:57 PM

    maravilhoso trabalho, parabéns.. também sou professora de história e trabalho bastante com músicas, o que enriquece as aulas e as deixam bem dinâmicas!

    ResponderExcluir
  5. Caro colega;
    Sou professora de História, mas ainda não esperimentei trabalhar com música. Estou fazendo pós-graduação e o tema escolhido para a minha monografia foi justamento a música como fonte histórica em sala de aula. em um dos capítulos estou pensando em abordar esse assunto na prática, ou seja elaborar uma aula. sugestões podem ser enviadas para o e-mail: edna_moura21@hotmail.com
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Delimitação do tema: a música como documento histórico em sala de aula durante o regime militar (1964 - 1985)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou professora de História,mais ainda não trabalho com música.tenho certeza que é um trabalho bastante enriquecedor,vou abordar esse assunto na minha sala de aula.sugestões e-mail:anethfigmiranda@hotmail.com

      Excluir
  7. veja esse professor aqui http://jaimebatistadasilva.blogspot.com/2012/03/professor-de-historia-de-blumenau-criou.html

    ResponderExcluir
  8. Quero saber uma muisca para por no meu trabalho de historia, sobre os inuits. e para hj!!!!!!!!!! SOS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sérgio gostei, apesar de não ter uma voz afiada para música eu adoro. Gostaria de uma sugestão de música para trabalhar Revolução industrial. Você tem alguma música?

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo um TCC sobre esse tema: musica como instrumento na aprendizagem. Porem tenho dificuldade em encontrar artigos relacionados, e este blog é muito rico em informações pertinentes ao meu tema, porém, um tcc requer cientificidade. Você pesquisou em artigos científicos ? Caso você ou alguém tenha artigos, ou dicas de onde eu encontro ( já explorei todo scielo e tesesusp) pode(m) me passar ? nati-sc@hotmail.com Obrigada :)

    ResponderExcluir
  11. Sou professor de história, e há tempo venho pensando numa estratégia para melhorar a estratégia em sala. Tenho uma certa noção de música e penso em utilizar essa ferramenta em minhas aulas. Muito interessante os trabalhos já realizados e relatados aqui.

    ResponderExcluir