22 de jan de 2009

África: O Berço da Humanidade

África
Conhecendo Ontem, Trabalhando Hoje e Construindo o Amanhã...

Música: Sorriso Negro

...uma gostosa maneira de iniciar o estudo sobre o Continente Africano

Sorriso Negro
Um sorriso negro,

um abraço negro

Traz....felicidade

Negro sem emprego,

fica sem sossego

Negro é a raiz da liberdade
2 X
..Negro é uma cor de respeito

Negro é inspiração

Negro é silêncio, é lutonegro é...a solução

Negro que já foi escravo

Negro é a voz da verdade

Negro é destino é amor

Negro também é saudade...
(um sorriso negro !)


Um Breve Relato sobre alguns Momentos do Trabalho
No primeiro momento ouvimos a música Sorriso Negro, cantamos juntos. Os alunos empolaram-se e pediram para dançar, o que foi feito de maneira muito prazerosa.
Passado o momento de descontração, fomos para a analise da letra da música. Foi um momento muito rico, onde pude perceber o nível de conhecimento das questões relacionadas à raça negra. Nesta analise surgiram elementos como: a escravidão no Brasil, os preconceitos, o trabalho negro no passado e no presente, desigualdades, descriminação racial, poder, riqueza X miséria, etc.

No segundo momento, passamos a um trabalho de grupos para que os alunos pudessem colocar suas certezas e dúvidas em relação ao Continente Africano. Concluído os trabalhos dos grupos, passamos a construção de um painel coletivo com as certezas e duvidas de toda a turma. Este foi um momento bem especial, onde cada um pode colocar-se diante da classe, expondo suas certezas, suas duvidas e podendo compará-las com as dos colegas.

No terceiro momento a turma foi dividia em duplas. Cada dupla ficou encarregada de realizar as pesquisas sobre o assunto escolhido entre os temas propostos: África: O berço da Humanidade; História da África; África - aspectos físicos; Economia da África; População da África; África, a Diversidade num Continente; Africanos enriqueceram a cultura brasileira; O Apartheid; Para conviver em um ambiente de diversidade; Segregação Racial ; Negros no Brasil; Curiosidades sobre a África, Ser negro no Brasil.
Neste momento o desafio dado a cada dupla foi que registrassem as suas descobertas em formato de uma revista.
O envolvimento na atividade proposta foi surpreendente! Além dos textos relacionados ao temas específicos de cada dupla, foram produzidos: Poemas, Charges, Jogos, Horóscopo; Paródias, Passa tempo e belas ilustrações que mostram a compreensão dos elementos pesquisados sobre o Continente Africano.

No quarto momento, assistimos pequenos documentários sobre aspectos diversos da África: África: Mundo de Contrastes; África – Miséria; África - consciência mundial; A violência e a fome; Nosso Mundo X África; Uma Imagem vale mais de mil palavras
Após o vídeo, voltando à sala de aula, numa mesa redonda, cada aluno pode expressar seus sentimentos. O que presenciei foi manifestação de indignação, de criticas, de solidariedade e vontade de modificar a realidade tão cruel de parte da população africana. Para complementar essa atividade, a turma fez uma produção de texto com tema: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Quinto momento, o da apresentação da revista com as descobertas realizada através da pesquisa. Pretendi que este momento fosse também significativo e dinâmico.
Deu trabalho, mas ficou bacana! Recolhi todas as revistas, levei-as para casa e fotografei cada página. Ufá!!! Cansativo!
Para a apresentação, fomos a sala de vídeo, conectei a câmara na televisão e cada dupla passou a apresentar seu trabalho. Os alunos não desgrudavam o olho da tela para ver as imagens produzidas pelos colegas. Foi divertido, diferente e prazeroso.
Bem, poderia continuar relatando as coisas bacanas que ocorreram durante as aulas, mas nosso tempo é sempre tão curto...rss


Ah! Uma não posso deixar de contar. Por vários dias fui recebida na sala de aula, com os alunos cantando a música Sorriso Negro, e vindo ao meu encontro pedindo um abraço negro...

Convido você a fazer experiências com música em suas aulas!

Vai ser gratificante!

...depois, se quiser, faça seu relato, envie-me que publicarei neste espaço.


Um abraço!
Love Text - http://www.lovetextlive.com



OBS:
Veja algumas das produções dos alunos.

5 comentários:

  1. Amei essa aula!!! já fiz uma adaptação para minha turma!!!
    Parabéns pela publicação!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. OII GOSTARIA DE VER O TRABALHO SOBRE ''PARA CONVIVER EM UM AMBIENTE DE DIVERSIDADE'' PODERIA ME RESPONDER?

    BJS!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu trabalho! Vou pegar carona com você. Farei adaptações para a turma de 8ª série.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua aula! Estou pesquisando atividades que deram certo para aplicação da lei 10.639/03 e gostaria de saber seu mail para conversarmos mais! por favor me escreva!
    melissa.reinehr@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. I like your big music, and I'm also a music lover especially the piano

    kawai nd21 review
    kawai nd 21

    ResponderExcluir