11 de set de 2008

A Música na Interação Docente-Aluno
A música é rítmico, harmonia e melodia que mobiliza com exclusividade todo ser humano, e assim, contribui ativamente para a formação ou restauração da ordem mental do homem. No processo de comunicação o som faz com que as pessoas se relacionem, trabalhem e vivam em sociedade interagindo. O som da voz do professor dirigida ao aluno pode ser um elemento facilitador ou não da interação entre ambos.
A exposição ao som desperta os processos sensório-perceptível do cérebro, e que a sua adequada utilização estimula a atenção, propriedade intensificada quando o som se faz sob a forma de música.
A música pode tencionar ou relaxar independentemente de nossa capacidade ou vontade. A música desperta a atenção e estimula a confiança do indivíduo em si mesmo; ela pode dar vigor, levantar ânimo, ou deprimir, dependendo do estilo musical.
A interação docente-aluno nem sempre é fácil, o que pode prejudicar o processo ensino-aprendizagem. Esta relação pode ser facilitada com o uso da música, pois a música desperta os processos sensório-perceptível do cérebro. Célia S. A. Ramin e colaboradoras, enfermeiras da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, estudaram a influência da música na interação docente-aluno, e o papel da música enquanto elemento facilitador na concentração do aluno em sala de aula, foi desenvolvido durante as aulas teóricas da disciplina de Enfermagem Cirúrgica, no decorrer de 5 dias, quando os alunos tiveram a oportunidade de ouvirem a música “Fuga” de Bach em dois momentos e nestes dias, a sala ficava na penumbra, a porta seria fechada e solicitava-se a cooperação de todos durante aproximadamente 5 minutos. Depois foi solicitado aos alunos para exporem suas opiniões. Os depoimentos obtidos foram dados de forma espontânea, realizando a análise temática de Bardin.
Constatou-se que a música pode ser considerada um elemento facilitador na interação docente-aluno, além de ter demonstrado influência na capacidade de concentração do aluno. Portanto, a música foi um elemento altamente positivo no processo ensino-aprendizagem, devendo ser considerada como uma aliada na interação docente-aluno.

Fonte:http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-musicoterapia/musicoterapia-2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário