20 de ago de 2008

••·.·´¯`Projeto: Música na Sala de Aula´¯`·.·••

Apresentação

Este trabalho faz parte do Curso Capacitação para atuar em Laboratório de informática Educativa. Se constitui numa reflexão sobre a utilização da música na sala de aula como recurso pedagógico. Propusemos-nos fazer uma breve coletânea de música para serem utilizadas nos diferentes componentes curriculares. Realizamos pesquisas sobre a fundamentação teórica na aplicação deste recurso. Vale lembrar que durante o curso, garimpos na Internet as diferentes formas de utilização da música na sala de aula de forma pedagógica.

Tema

Música na Sala de Aula

Problema da Pesquisa

Como utilizar a música de forma pedagógica em sala de aula?


Justificativa

A música é muito importante na vida das crianças pois as mesmas já nascem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é continuar o universo que a criança já traz consigo.
“ Recomenda-se às crianças em idades iniciais do desenvolvimento cerebral (0 a 6 anos) ouvir músicas eruditas, a exemplo das "clássicas", por serem ricas em expressões sonoras propícias ao desenvolvimento da acuidade cerebral auditiva, característica esta que é de grande importância para a aprendizagem de idiomas”.
Professor Reginaldo Elias Ferreira
A música desenvolve na criança a identificação do som e suas variantes o ritmo e a linguagem. Através da música, acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
" A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social”.
Professor Reginaldo Elias Ferreira

Objetivo Geral
- Criar um espaço para discussão sobre a utilização da música na sala de aula como recurso pedagógico.

Objetivos Específicos

- Organizar uma coletânea de música para serem utilizadas em sala de aula de forma pedagógica.
- Disponibilizar exemplos práticos, que sirvam como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas.
- Apresentar sugestões que envolvam os gêneros musicais
- Trazer argumentação teórica para professores que desejem trabalhar a criatividade e o prazer musical para a sala de aula, ampliando o horizonte de seus alunos e garantindo um aprendizado mais criativo e prazeroso.
- Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica.
- Apresentar trabalhos já desenvolvido mostrando a possibilidade de promover a interdisciplinaridade;- Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.

7 comentários:

  1. Olá!gostaria de idéias para trabalhar com música com jovens com paralisia cerebral (muitas dificuldades motoras e mentais).Acho que a música pode ajudá-los!
    Lia
    liabrogni@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!!
    Gostaria de lhe parabenizar pelo maravilhosop trabalho que realiza com essas crianças. Estou desenvolvendo um projeto no meu curso de graduação em Pedagogia. Adorei sua idéia...
    Um Grande abraço e felicidades
    Aline R. Cotia

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? achei bem legal seu blog, e como vc tem uma afinidade com a música espero que possa me ajudar, recebi a proposta de trabalhar músicas regionais como posso fazer, ah é com um 2o ano ou 1a série

    ResponderExcluir
  4. oi!!!estou fazendo um projeto de pesquisa e este blog me ajudou muito parabéns,porque nao e facil formar alunos leitores e escritores!!!

    ResponderExcluir
  5. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
    http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei e gostaria de uma opinião que musica eu poderia trabalhar com 6º ,8º e 9º ano.

      Excluir
  6. oi só tenho a agradecer seu projeto me ajudou muito a organizar o meu obrigada por não deixa esse trabalho só para vc

    ResponderExcluir