África Conhecendo Ontem, Trabalhando Hoje e Construindo o Amanhã...
Música: Sorriso Negro
...uma gostosa maneira de iniciar o estudo sobre o Continente Africano
Sorriso Negro Um sorriso negro,
um abraço negro
Traz....felicidade
Negro sem emprego,
fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade 2 X ..Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio, é lutonegro é...a solução
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é destino é amor
Negro também é saudade... (um sorriso negro !)
Um Breve Relato sobre alguns Momentos do Trabalho No primeiro momento ouvimos a música Sorriso Negro, cantamos juntos. Os alunos empolaram-se e pediram para dançar, o que foi feito de maneira muito prazerosa. Passado o momento de descontração, fomos para a analise da letra da música. Foi um momento muito rico, onde pude perceber o nível de conhecimento das questões relacionadas à raça negra. Nesta analise surgiram elementos como: a escravidão no Brasil, os preconceitos, o trabalho negro no passado e no presente, desigualdades, descriminação racial, poder, riqueza X miséria, etc.
No segundo momento, passamos a um trabalho de grupos para que os alunos pudessem colocar suas certezas e dúvidas em relação ao Continente Africano. Concluído os trabalhos dos grupos, passamos a construção de um painel coletivo com as certezas e duvidas de toda a turma. Este foi um momento bem especial, onde cada um pode colocar-se diante da classe, expondo suas certezas, suas duvidas e podendo compará-las com as dos colegas.
No terceiro momento a turma foi dividia em duplas. Cada dupla ficou encarregada de realizar as pesquisas sobre o assunto escolhido entre os temas propostos: África: O berço da Humanidade; História da África; África - aspectos físicos; Economia da África; População da África; África, a Diversidade num Continente; Africanos enriqueceram a cultura brasileira; O Apartheid; Para conviver em um ambiente de diversidade; Segregação Racial ; Negros no Brasil; Curiosidades sobre a África, Ser negro no Brasil. Neste momento o desafio dado a cada dupla foi que registrassem as suas descobertas em formato de uma revista. O envolvimento na atividade proposta foi surpreendente! Além dos textos relacionados ao temas específicos de cada dupla, foram produzidos: Poemas, Charges, Jogos, Horóscopo; Paródias, Passa tempo e belas ilustrações que mostram a compreensão dos elementos pesquisados sobre o Continente Africano.
No quarto momento, assistimos pequenos documentários sobre aspectos diversos da África: África: Mundo de Contrastes; África – Miséria; África - consciência mundial; A violência e a fome; Nosso Mundo X África; Uma Imagem vale mais de mil palavras Após o vídeo, voltando à sala de aula, numa mesa redonda, cada aluno pode expressar seus sentimentos. O que presenciei foi manifestação de indignação, de criticas, de solidariedade e vontade de modificar a realidade tão cruel de parte da população africana. Para complementar essa atividade, a turma fez uma produção de texto com tema: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
Quinto momento, o da apresentação da revista com as descobertas realizada através da pesquisa. Pretendi que este momento fosse também significativo e dinâmico. Deu trabalho, mas ficou bacana! Recolhi todas as revistas, levei-as para casa e fotografei cada página. Ufá!!! Cansativo! Para a apresentação, fomos a sala de vídeo, conectei a câmara na televisão e cada dupla passou a apresentar seu trabalho. Os alunos não desgrudavam o olho da tela para ver as imagens produzidas pelos colegas. Foi divertido, diferente e prazeroso. Bem, poderia continuar relatando as coisas bacanas que ocorreram durante as aulas, mas nosso tempo é sempre tão curto...rss
Ah! Uma não posso deixar de contar. Por vários dias fui recebida na sala de aula, com os alunos cantando a música Sorriso Negro, e vindo ao meu encontro pedindo um abraço negro...
Convido você a fazer experiências com música em suas aulas!
Vai ser gratificante!
...depois, se quiser, faça seu relato, envie-me que publicarei neste espaço.
Tendo como ponto de partida, as músicasPlaneta Água(Guilherme Arantes) ePlaneta Azul (Chitãozinho e Xororó), o projeto propõem atividades riquíssimas para pensar sobre o meio ambiente e a ação do homem.
PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes)
PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes) Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre o profundo grotão Água que faz inocente riacho E deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população Águas que caem das pedras No véu das cascatas, ronco de trovão, E depois dormem tranqüilas No leito dos lagos, no leito dos lagos Água dos igarapés, onde Iara Mãe d'Água, é misteriosa canção Água que o sol evapora, Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão Gotas de água da chuva, Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva, tão tristes, São lágrimas na inundação Águas que movem moinhos São as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, Planeta Água Terra, Planeta Água Terra, Planeta Água
PLANETA AZUL (Chitãozinho e Xororó)
A vida e a natureza Sempre à mercê da poluição Se invertem as estações do ano Faz calor no inverno E frio no verão Os peixes morrendo nos rios, Estão se extinguindo espécies animais E tudo o que se planta, colhe, O tempo retribui o mal que a gente faz Onde a chuva caía quase todo dia Já não chove nada O sol abrasador rachando O leito dos rios secos, Sem um pingo d'água Quanto ao futuro inseguro Será assim de norte a sul: A Terra nua semelhante à Lua O que será desse Planeta Azul? O que será desse Planeta Azul? O rio que desce as encostas Já quase sem vida parece que chora, Num triste lamento das águas Ao ver devastada a fauna e a flora É tempo de pensar no verde, Regar a semente que ainda não nasceu, Deixar em paz a Amazônia, Preservar a vida, Estar de bem com Deus
2. Proponha aos alunos a observação e análise de águas de origens diferentes (rio, manancial, lago etc). Para tanto, utilize critérios como:
a) lixo flutuante ou acumulado nas margens . nenhum lixo (boa qualidade) . pouco lixo ou apenas árvores, folhas, aguapés (qualidade média ) . muito lixo (água poluída)
b) peixes . muitos (boa qualidade) . poucos, raros (qualidade média) . nenhum ou só guarus (água poluída)
c) material sedimentado . ausência, não é possível medir (boa qualidade) . baixa quantidade, menos de três milímetros (qualidade média) . alta quantidade, mais de três milímetros (água poluída) Obs.: utilize um copo cheio de água para essa experiência.
d) cheiro . nenhum (boa qualidade) . fraco, de mofo ou capim (qualidade média) . fétido ou cheiro de ovo podre (água poluída)
Atenção: oriente os alunos no manuseio do material coletado e na utilização correta de equipamentos como luvas, aventais, máscaras etc.
3. Os alunos podem pesquisar cartas e fotos de satélites que mostrem a poluição das águas no globo terrestre e a concentração de clorofila na camada superficial das águas, determinando as condições de vida dos seres marinhos. Para informações sobre cartas e fotos de satélites.
4. Solicite aos alunos que construam uma linha do tempo que mostre a evolução das sociedades relacionada à tecnologia do manejo e utilização da água, destacando aspectos como culturas agrícolas irrigadas, água encanada, esgoto, água tratada, construção da roda d'água, construção de hidrelétricas.
5. Proponha uma pesquisa sobre invenções de máquinas movidas a água e sua importância; a partir dessa pesquisa, sugira a elaboração de desenhos, pinturas, maquetes, protótipos relativos ao tema.
6. Divida a classe em grupos e oriente para que cada grupo estude um ecossistema aquático brasileiro. Sugere-se que o estudo aprofunde os aspectos: a) características gerais e capacidade de adaptação dos seres vivos que compõem o ecossistema; b) cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos; c) ação do homem nesses ecossistemas.
7. Desenvolva, no início do semestre, a seguinte atividade: a) solicite que os alunos tragam cópias das contas de água de suas residências, para uma explicação sobre os campos onde estão registrados o volume de água consumida, o período, o valor; b) realize um trabalho de conscientização sobre a importância da água para a preservação da vida. Esse trabalho pode ser iniciado com a leitura de um texto ou com a apresentação de um vídeo da série 'Água na Boca. c) faça um levantamento e registro de sugestões dos alunos para evitar o desperdício de água; d) estimule, através da confecção de cartazes e elaboração de textos, o combate ao desperdício da água na escola e nas residências; e) promova um concurso: vencerá o aluno cuja família demonstrar que soube economizar mais água num período determinado. No decorrer desse período, os alunos levarão à escola as contas de água e farão comparações de gastos e custos, para checar se a campanha surtiu o efeito desejado e para acompanhar a evolução do concurso.
8. Solicite um estudo sobre "sociedades sustentáveis" no aspecto referente à preservação da água e promova as seguintes atividades: a) debate: divida a classe em duas alas, sendo que uma defenderá a "sociedade sustentável" e a outra fará a oposição; b) providencie o registro das idéias favoráveis e desfavoráveis para posterior reflexão e elaboração de um relatório final.
9. Após localizar num mapa de onde vem a água que abastece a cidade, os alunos deverão mostrar, com desenhos, o caminho da água até chegar às casas, e a sua saída, já como esgoto.
10. Oriente os alunos a realizar em grupo o planejamento e construção da maquete de uma casa colocando hidrômetro, canos, caixas d'água, torneiras, chuveiros, vasos sanitários e ralos. Durante a construção da maquete, discuta com os alunos o caminho da água dentro das nossas casas e enfatize a origem e o local de tratamento dessa água.
11. Promova um estudo do meio com a realização das seguintes atividades: a) visita a uma estação de tratamento de água, em que um técnico explique aos alunos os processos de decantação e filtração e qual o papel das algas no processo de purificação da água; b) a partir dessa visita, proponha aos alunos a elaboração de um relatório ilustrado sobre as fases de tratamento da água; c) peça aos alunos que expliquem quais as conseqüências do aumento e da diminuição da quantidade de algas nas águas.
12. Visite uma estação de tratamento de esgotos e chame a atenção dos alunos para as medidas obrigatórias de segurança e higiene adotadas (vestimentas adequadas dos trabalhadores, calçados, máscaras, sinalizações etc.). Solicite a um técnico da estação que faça uma exposição oral a fim de mostrar a relação entre consumo de água e produção de esgoto, entre quantidade de lixo e poluição da água. Em sala de aula, promova um debate e reflexão sobre a importância de não se jogar o lixo e o esgoto em lugares inadequados.
13. Solicite aos alunos que façam um estudo sobre as causas de poluição das águas (como agrotóxicos, esgotos, detritos industriais etc.) e suas conseqüências para a vida na Terra.
14. Peça uma pesquisa sobre o que os governos estão fazendo pela preservação de mananciais e como ONGs - organizações não governamentais - colaboram com esse trabalho.
15. Promova uma campanha de coleta e seleção de lixo na escola: a) divida os alunos em grupos; b) divida a campanha em etapas (planejamento, distribuição e execução das tarefas, registros); c) combine uma data para a apresentação de relatório das tarefas já realizadas.
Os grupos poderão se responsabilizar:
1. - pela elaboração de textos, confecção de cartazes de propaganda e de sinalização; 2. - pela obtenção de lixeiras com cores diferentes, as quais deverão ser padronizadas para cada tipo de material reciclável; 3. - por entrar em contato com alguma agência do bairro que trabalhe com coleta seletiva de lixo (vidros, plásticos, papéis, latas), a fim de verificar a possibilidade de venda desse material para arrecadação de verbas para a escola.
16. Proponha aos alunos que procurem em jornais e revistas matérias sobre a situação da água nas grandes cidades e montem dois murais: um que mostre matérias com informações positivas sobre essa situação e outro que mostre matérias com informações negativas. O professor pode orientar os alunos para uma reflexão sobre esse assunto.
17. Solicite aos alunos a observação de uma localidade de sua cidade: sua casa, a rua onde mora, uma área de lazer, o percurso que faz até a escola, registrando qualquer sinal de desperdício ou poluição das águas. Na seqüência, realize as seguintes atividades: a) estabeleça uma discussão em sala de aula e indique um aluno para registrar todas as conclusões dos participantes; b) defina como trabalho individual o que cada um pode assumir para melhorar a situação observada; c) estabeleça como trabalho individual o que cada um sugere para que a comunidade resolva ou amenize os problemas constatados; d) o professor poderá apresentar aos alunos a síntese final das sugestões.
18. Sugira a elaboração de um jornal ecológico, no qual os alunos expressem, por meio de pequenas reportagens, denúncias de agressões à natureza e divulgação de campanhas de preservação e uso adequado da água potável. É importante que os alunos, orientados por professores, tenham a liberdade de se expressar utilizando sua própria linguagem.
Algumas sugestões de como fazer: a) discussão das possíveis seções do jornal; b) definição dos temas ecológicos das matérias principais; c) visita aos locais das reportagens para uma melhor coleta de informações e para verificar a possibilidade de obter fotos que ilustrarão a reportagem; d) elaboração de textos individuais e coletivos, posteriores à discussão em grupo; e) entrevistas com pessoas relacionadas com os temas escolhidos; f) fechamento e digitação das matérias; g) distribuição das matérias e fotos nas páginas do jornal (diagramação); h) elaboração das legendas e manchetes; i) distribuição na escola e na comunidade.
Blog construido pelas alunas Elisabete Biglia; Lucimar Albeche; Maria Zelma Fernandes; Silsiane Fardin; Simone Lopes Curso Capacitação em Laboratório de Informática Educativa- NTE-Caxias do Sul/RS