27 de out. de 2008

¨(¯`·._) Rived (¯`·._)

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que visa produzir objetos de aprendizagem. Tais objetos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. Com esses conteúdos digitais pretende-se melhorar a aprendizagem e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
http://www.rived.mec.gov.br/

23 de out. de 2008

Música: Carne e Osso
Zélia Duncan e Moska

Leia a letra da música e veja o que dá para trabalhar : as diferenças, as horas que podemos errar, o que nos faz mais humanos, o que nos faz menos humanos, perdoar e ser perdoado . Isso são algumas idéias !
Veja se consegue a música para tocar. Pois aprendi que se é música, leve o CD ou fita que assim não fica capenga ! Vamos à letra ?

Carne e Osso
Composição: Moska e Zélia Duncan

A alegria do pecado
Às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu
E eu gosto
De estar na terra
Cada vez mais
Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano
Perfeição demais
Me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito insosso
Pra não ser de carne e osso
Pra não ser carne e osso

Fonte: http://dicasdeciencias.wordpress.com/2007/05/30/usando-musica-em-sala-de-aula/



•·.·´¯`·.·•Música: Xote Ecológico •·.·´¯`·.·•
Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga

Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa
É difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui
Poluição comeu
O peixe que é do mar
Poluição comeu
O verde onde é que está
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes Sobreviveu

O tema da música acima é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia.
No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais.
Quanto ao conteúdo sobre meio ambiente e a forma de abordá-lo devem variar de acordo a série a que se destinam.

::: Após a apresentação da música, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre a letra da mesma e passar um questionário a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Exemplo:
1) Copie o título da música.
2) Escreva o que é xote?
3) O que é meio ambiente?
4) Qual o significado de ecologia?
5) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na música.
6) Quem foi Chico Mendes?
7) Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores.
8) Complete.
No Brasil, o álcool é extraído da _____________________________; nos EUA, o álcool é extraído do_____________________________
9) Quando e em que circunstância o álcool surgiu como combustível de automóveis?
10) Descreva os principais impactos que podem ser provocados pela monocultura voltada à produção de combustíveis (etanol e biodísel).

::: De acordo a necessidade dos estudantes é importante desenvolver o conhecimento sobre os conceitos e/ou definição de litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera, ciclo hidrológico, a posição central do homem no ecossistema e os efeitos do desmatamento, a saber:
a) interrupção do ciclo hidrológico com prejuízos climáticos (chuva);
b) erosão do solo;
c) assoreamento de rios;
d) deslizamento de solo ou terra das vertentes ou encostas dos morros;
e) risco de extinção de espécies vegetais;
f) migração e morte de animais ao perderem seu hábitat.

:::Agora o professor pode expandir o assunto abrangendo as causas que levaram a sociedade a degradar a natureza. Cabe analisar o aumento dos prejuízos ao ambiente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra em 1760, espalhando-se pelos países vizinhos, em outros continentes, intensificando-se depois da Segunda Guerra Mundial e chegando aos países em desenvolvimento como o Brasil.
Durante as etapas da Revolução Industrial as inovações tecnológicas provocaram o êxodo rural e a urbanização de muitos países que se industrializaram. Estes se envolveram, inicialmente, com problemas de saúde pública pela ausência de infraestrutura médico-hospitalar, de saneamento e de moradias adequadas.
O desmatamento avança para ceder espaço a construção de barragens, a mineradoras e a monoculturas. As indústrias multiplicam-se e aumentam a poluição da atmosfera com fumaça e dos rios com dejetos nocivos aos peixes e outros seres vivos. Efeitos do aquecimento global são sentidos em diferentes partes do planeta. No final do século passado, graças ao movimento ambientalista, a sociedade começa a desenvolver a consciência da importância do desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental, distribuição de renda e qualidade de vida.

CONCLUSÃO
No final do século XX houve um significativo aumento do uso da música como tratamento de distúrbios da mente devido a sua capacidade de sensibilizar, emocionar, excitar os reflexos sensoriais da audição correlacionados ao raciocínio nas distinções dos diferentes sons, além de despertar sensação de prazer e fixar a atenção no tempo.
Psiquiatras, a exemplo de CURY (2003) recomendam o uso de música ambiente em sala de aula para diminuir a ansiedade das crianças e lhes favorecer o equilíbrio emocional. Evidentemente que a música escolhida deve ser adequada ao fim a que se destina.
Os educadores de todas as disciplinas podem utilizar a música durante as suas aulas, desde que previamente selecionadas e nesse propósito indico três bibliografias, entre outras, de grande relevância.

Professor Reginaldo Elias Ferreira
Fonte: http://www.portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=2803


13 de out. de 2008

Preservando Hoje 1

Preservando Hoje

Meu Mundo vai Cair

Preserve o Planeta Terra

**************************************
Paródias criadas pelos alunos
___
da 5ª e 6ª séries, no Projeto Consumo
___
Consciente!
**************************************
Paródia: Ei, Você!
Autores: Alunas: Juliana, Eduarda, Bianca, Jéssica e Daniela da 6ª série.
Música do cantor Jota Quest.

Ei você, não desperdice mais
Isso, não lhe leva a nada

Ei, você, não desperdice mais
Isso, não lhe leva a nada

E se quiser ajudar a economizar
É só fazer sua parte
Para o mundo melhorar

Ei você,
Não consuma demais
Isso, não lhe leva a nada

Ei você
Recicle mais
Isso, melhora tudo.
*************************************************************************
Paródia : Pela última vez
Alunos Autores: Juliana, Eduarda, Bianca, Jéssica e Daniela.
Música “Pela última vez” do cantor NXO

Eu não vou te deixar
Ir embora assim
Nada vai funcionar
Sem o Planeta aqui
Mas algo me diz
Que o mundo vai cair
Em pedaços
E quando aos nossos verdes
E todas as florestas
Agora é muito tarde
Pra tentarmos concertar

Eu sei
Tudo vai mudar
Mas tenho tanta coisa pra arrumar
Eu e você
Todos nós
Não vamos poluir mais
Tente me ouvir agora
É pela última vez
Pela última vez
Eu quero que recicle
Para o nosso mundo ajudar

Agora o mundo está com uma defesa
Todos o olham
Mas realmente ninguém vê
Que ele está acabando.
Agora
Temos que ajudar
Ele nos deu muito mais que a nossa vida
Quando tudo não passava de ilusão
Eu nunca te agradeci
Por ser sempre assim

Eu sei
Agora vai mudar
Mas tenho tanta coisa pra arrumar
Eu e você
Todos nós
Não vamos poluir mais
Tente me ouvir
Agora
E pela última vez
Eu quero que recicle
Para o nosso mundo ajuda
*************************************************************************
Paródia: Preservando Hoje
Aluno autor: Luis Eduardo
Música “ Hoje” de Jota Quest

Hoje eu preciso preservar de qualquer jeito
Nem que seja pra cuidar em casa
Foi um dia normal
Cuidar de plantas fáceis e da natureza
De um jeito que ti faça rir, que te faça rir
Hoje eu preciso preservar
Para esquecer os meus anseios
E preservar em paz

Hoje eu preciso cuidar de qualquer planta
Nem que seja uma plantinha
Que esta viva
Hoje eu preciso de água
Ouvindo você suspirar
Dizendo que eu estou a desmatar
Mas eu cuido sempre, sempre

Hoje preciso preservar
Com todo meu amor
Com todo meu sorriso
Hoje só preservando
A terra ira ficar, feliz. ( bis)

*************************************************************************
Paródia: Preserve o Meio ambiente
Alunas autoras: Rafhaela, Sabrina e Isadora
Música “ Semente” do cantor Armandinho

Preserve, preserve
Preserve, preserve
Preserve o Planeta Terra
Se não ele irá acabar

Tenha certeza
De que tudo que nós fizemos
Um dia irá prejudicar, prejudicar

Preserve, preserve
Preserve, preserve
Preserve o Planeta Terra
Ele irá nos agradecer

Preserve, preserve
Preserve, preserve
Preserve o Planeta Terra
Que um dia você
Irá ver
Como é importante viver
*************************************************************************
Paródia: Toma, toma água

Alunos autores: David e Lucas
Música “ Folha de Bananeira” do cantor Armandinho


Refrão:
Toma, toma, toma água da torneira
Toma na boa mas não de brincadeira
Toma, toma, toma água da mangueira
Toma na boa só não a da banheira

Seu guarda preste muita atenção
Sou seu amigo então não tente fugir não
A água é boa só pra quem é mole
Toma na boa e não se contamina

Refrão...

Seu delegado preste muita atenção
Sou seu amigo então aprenda essa lição
Água mineral não precisa tomar não
Se não o meio ambiente poluirá então

Refrão...

Meu tio, preste muita atenção
Sou seu sobrinho então não tente fugir não
O canudinho não precisa usar não
Por que se não o meio ambiente poluirá então

Refrão....

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Projeto
Consumo Consciente

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

APRESENTAÇÃO
Projeto de Pesquisa desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Nandi, no Bairro Desvio Rizzo, no município de Caxias do Sul.
Com este projeto pretendemos desenvolver atividades que venham contribuir para a conscientização dos alunos e da comunidade, em relação aos efeitos da ação humana na natureza, sabendo que estas estão se refletindo em todo o planeta.
Pensamos ser relevante colocar em debates nossas ações em relação a maneira como estamos consumindo. Em uma época em que catástrofes naturais são cada vez mais freqüentes e devastadoras. As diversas nações do planeta começam a se importar com as conseqüências da industrialização acelerada notada no último século. A emissão de gases poluentes na atmosfera, apenas uma das várias ações do homem que vêm modificando a natureza, além de contribuir para o aquecimento global, traz inúmeros problemas de saúde para moradores de grandes cidades, onde se concentra mais da metade da população mundial.
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécies animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água. Nossa vida está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, com ele está sendo destruída principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqüentemente, o futuro deste planeta.
Neste sentido, busca-se formar cidadãos que olhem e vejam a realidade, que a compreendam e tenham capacidade para criticá-la, que se preocupem com o destino coletivo e saibam se posicionar diante dos desafios do mundo. Acreditamos que uma nova consciência planetária deve começar nas escolhas concretas que fazemos em nossas ações diárias. Acreditamos que, são os pequenos gestos que geram grandes transformações - Consumir sim, sem consumir o mundo em que vivemos.

JUSTIFICATIVA

A questão ambiental nos últimos anos tem ocupado o cotidiano das pessoas, das empresas e de expressivos segmentos da sociedade do mundo inteiro. Movimentos organizados têm surgido nos mais diversos países com preocupação exclusiva de proteger o meio ambiente e conscientizar outras parcelas da sociedade civil a respeito da esgotabilidade dos recursos naturais. A cada ano que passa, o consumo da humanidade supera mais rapidamente a capacidade de regeneração do planeta.
Os desequilíbrios ambientais causados pelo homem trouxeram prejuízos imensuráveis ao Meio Ambiente e à saúde dos homens e animais. Conviver de maneira harmoniosa, ou seja, dentro de um desenvolvimento sustentável é o grande desafio da humanidade.
Através da educação, podemos contribuir para construir uma consciência e acima de tudo uma atitude frente a tudo isso.
A criança, assim como o adolescente, representa a esperança do amanhã. São eles que, se bem preparados, terão o poder de transformar o dia-a-dia de desigualdades, individualismo, violência e exclusão em um futuro no qual a democracia e a solidariedade serão respeitadas e propagadas continuamente. O sistema escolar é, na verdade, o protagonista principal das ações de educação ambiental; no entanto, se reconhece a necessidade de ampliar essa responsabilidade para os diferentes setores da sociedade.
Com este projeto, pretende-se sensibilizar o aluno em relação aos problemas ambientais, mostrando que o futuro está em suas mãos podendo, de acordo com suas atitudes, melhorar ou piorar o ar que respiramos, a água que bebemos e o ambiente em que vivemos.


OBJETIVO GERAL
Proporcionar diferentes momentos de reflexão, tendo como objetivo sensibilizar e formar um caráter crítico nos alunos participantes do projeto, frente aos problemas decorrentes da interferência e desrespeito do homem com relação ao Meio Ambiente. Entre estes problemas estão os impactos negativos provocados pelo consumo exagerado que vão desde a extração de matérias-primas utilizadas na produção, até ao destino dos resíduos que não são mais considerados úteis para o consumo. Além de mostrar aos alunos, a necessidade de reduzir o consumo, o trabalho também visa o desenvolvimento de técnicas de reaproveitamento dos resíduos que são produzidos, ainda que em menor quantidade, e que a comunidade não dá a devida atenção, para que a comunidade tenha um ambiente mais limpo e agradável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Discutir sobre os conceitos de consumo e consumismo e sua diferenciação, bem como a reflexão de nossas práticas cotidianas e a análise das conseqüências relacionadas aos nossos hábitos de consumo.
· Estimular a reflexão interdisciplinar sobre as relações entre produção, consumo e meio ambiente.
· Promover no aluno mudanças de hábitos em relação o consumo, visando desenvolver a responsabilidade com o meio ambiente;
· Sensibilizar a comunidade escolar, visando estimular a participação e o envolvimento com vistas à construção da cidadania ambiental.
· Levar a comunidade a adotar posturas ambientalmente corretas, no que se refere ao consumismo, que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
· Contribuir para a preservação do meio ambiente no qual estamos inseridos;
· Conscientizar o alunos da necessidade de separação do lixo em casa para a reciclagem;
· Desenvolver mudanças nos padrões culturais e de consumo, no modo de produção e nas condições de vida.
· Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
· Mostrar que os impactos de seus atos de consumo retornam a ele mesmo, seja na economia, na sociedade ou no meio ambiente.
· Refletir sobre as reais necessidades e procurar viver com menos embalagens.
· Avaliar constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
· Levar em consideração meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
· Incentivar a não utilização de descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.
· Conscientizar e informar aos alunos sobre como somos afetados pelos desmatamentos sobre os principais impactos sobre os meios físico, biótico e sócio-econômico, bem como as medidas para minimizar esses impactos.

AÇÕES A SEREM EXECUTADAS

ANTES DA PESQUISA

Promover palestras relacionadas ao tema como:

  • Efeitos da propaganda sobre o consumo.
  • Consumo de água,
  • Reciclagem de embalagens,
  • Corpo de bombeiros ( efeitos das queimadas no meio ambiente);
  • Problemas ambientais globais, com priorização dos problemas ambientais
    locais relacionados ao descuido com o meio ambiente, ( SMMA);
  • A sociedade do consumo e a satisfação de necessidades, criação de valor e utilidade,( com psicólogo);
  • Montagem de um mural com os materiais e seu tempo de decomposição;
  • Visitar os Caminhos do Lixo e os Recursos Hídricos;
  • Produção artística com a temática ambiental ( painéis, folder, calendários),
  • Fazer uma tabela para controlar o uso diário de descartáveis na cozinha da escola;
  • Criar logo do grupo ( utilizar no crachá, na camiseta, em folders);
  • Criar crachá – ( será utilizado nas saídas para entrevistas);
  • Fazer camisetas para divulgar projeto.

DEPOIS DA PESQUISA

  • Fazer e distribuir na comunidade foldres a fim de conscientizar a comunidade a respeito da importância:

- Reflorestamento e da arborização urbana;

- Sobre a importância dos 5R;

- Para incentivar a usar produtos biodegradáveis, diminuindo o
consumo de PETS e plásticos.

  • Organizar a “Patrulha da limpeza”.
  • Curso sobre Reaproveitamento de Alimentos;
  • Oficina de sucata;
  • Plantio de árvores no pátio e entorno da Escola;
  • Peça de teatro: Seja consciente, consuma racionalmente!
  • Montar grupo para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas disseminando informações, valores e práticas do consumo consciente;
  • Encaminhar aos governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.